Pastor Océlio com Bolsonaro – @Reprodução
Na manhã de sábado (9), durante um evento evangélico voltado para mulheres em Itaituba, no sudoeste do Pará, um pastor gerou polêmica ao comparar tons de pele de mulheres brancas e morenas enquanto falava sobre critérios para a escolha de um futuro cônjuge. O líder religioso foi identificado como Océlio Nauar, que conduzia a pregação no evento.
A declaração com conotação racista feita por um dos principais líderes da Assembleia de Deus no Pará provocou forte repercussão nas redes sociais e em círculos religiosos e políticos neste início de semana. O pastor Océlio Nauar, que preside a igreja em Tucuruí (sudeste do estado) e também comanda a Comieadepa (Convenção Interestadual de Ministros e Igrejas Evangélicas de Deus no Estado do Pará), foi filmado durante um evento religioso em Itaituba, no oeste paraense, fazendo comentários sobre mulheres com um discurso considerado ofensivo e discriminatório.
No vídeo, gravado durante um congresso feminino da Assembleia de Deus realizado no último fim de semana, Nauar afirma: “Casar com morenas é mais barato do que com brancas, que são muito mais caras”.
Apesar da fala inicial, o pastor tentou amenizar o comentário logo depois, acrescentando:
Mas o amor é cego”.
Repercussão
O momento, registrado em vídeo por participantes e extraído de uma live disponível no YouTube, rapidamente circulou nas redes sociais. A fala recebeu críticas de internautas, que classificaram o comentário como inadequado e discriminatório.
Internautas, movimentos sociais e membros da própria igreja criticaram duramente a postura do líder religioso, acusando-o de reproduzir estereótipos racistas e sexistas em um espaço que deveria promover respeito e igualdade entre os fiéis.
Líder influente e candidato à reeleição
Além do cargo eclesiástico, Océlio Nauar também é empresário no ramo da educação — ele é proprietário de uma faculdade na região — e se prepara para disputar a reeleição à presidência da Comieadepa, cuja votação está prevista para ocorrer no final deste ano. A convenção reúne milhares de pastores e igrejas ligadas à Assembleia de Deus em todo o estado do Pará e possui considerável influência política e social.
Procurado; o pastor não se pronunciou para se pronunciar após as falas.
Fonte da matéria publicada Revista Forum.

Ludens Marketing Cultural e Comunicação. A sua agência de Gestão e Projetos Culturais. Elaboramos e Captamos recursos para o seu Projeto . Contato: (14) 98105-2710/ 98105-2706
E-mail: ludens.culturaemarketing@yahoo.com.br






































































Comente este post